Prótese mamária criada por startup apoiada pelo Estado muda vida de mulheres vítimas do câncer de mama
Curiosidade Paraná

Prótese mamária criada por startup apoiada pelo Estado muda vida de mulheres vítimas do câncer de mama

11/10/2024 | 17:00 Por Redação MZ

Uma prótese mamária inovadora, desenvolvida pela startup Regenera 3D em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Curitiba, está transformando a vida de mulheres que passaram por mastectomias. O projeto contou com apoio do Governo do Paraná, através do Programa Centelha, que incentiva o empreendedorismo inovador. O grande diferencial da prótese é sua ergonomia, proporcionando um ajuste natural ao corpo da mulher.

Uma das beneficiadas é Mirian Zancanaro Wergutz, de 46 anos, que enfrentou o câncer de mama e, após uma mastectomia, viu sua autoestima abalada. “Tentei com espuma e até saco de alpiste, mas nada substituía o peso e o formato da mama adequadamente”, relata Mirian. Após conhecer a prótese da Regenera 3D, sua vida mudou: “O tamanho, formato e peso são perfeitamente proporcionais e deixa tudo muito natural”.

O engenheiro Antônio Verguetz, sócio da Regenera 3D, explica que o produto foi testado em trezentas mulheres para garantir a melhor relação entre peso e volume, proporcionando conforto e discrição. “Assim, conseguimos fazer um sistema de alívio de peso que mantivesse a geometria e permitisse a prótese ser colocada no lugar do bojo de um sutiã, ficando imperceptível”, destacou o engenheiro.

Além de atender as mulheres mastectomizadas gratuitamente, a Rede Feminina também oferece próteses a preços acessíveis em sua lojinha no Hospital Erasto Gaertner. “A importância de iniciativas como esta é a recuperação da autoestima e confiança da mulher para continuar a sua vida social e suas relações”, enfatiza Angela Hilgemberg Zanlorenzi, vice-presidente da Rede Feminina.

Com informações: Agência Estadual de Notícias| Foto:Ian Lages/UTFPR

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!