O inverno começou oficialmente na última quinta-feira (20) no hemisfério sul, e a previsão aponta para uma estação com temperaturas acima da média e pouca chuva em grande parte do Brasil. Este cenário se estenderá até o fim do inverno em 23 de setembro de 2024, conforme indicado pela Climatempo.
Um bloqueio atmosférico está impedindo o avanço das frentes frias para o interior do país, resultando em um fim de semana de clima seco e quente. De acordo com a Climatempo, essa situação vai persistir, afetando regiões desde o Paraná até o sul da Amazônia.
Maria Clara Sassaki, porta-voz do Tempo OK, explica que a ausência de massas de ar frio intensas é a principal causa do aquecimento atípico. “O ar seco no interior do Brasil vai ganhando cada vez mais intensidade e não tem essa massa de ar frio para derrubar a temperatura. Vamos ter poucos dias de mais baixas, têm poucas frentes frias avançando pelo continente, a maioria vai passar pelo oceano e por isso que a tendência é de temperaturas acima da média durante os meses do inverno,” afirmou Sassaki.
Enquanto as frentes frias se afastam para o oceano, sua circulação de ventos ainda causa nuvens e possíveis chuvas no noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, bem como no sul e sudoeste de Santa Catarina. Em São Paulo, a seca já é evidente, com menos de um milímetro de chuva registrado em junho e uma sequência de 23 dias sem precipitação significativa, conforme dados do Centro de Gerenciamento do Clima (CGE) da prefeitura.
Com informações: CNN
I used to be able to find good advice from your blog articles.
My blog post … Sim