Sanepar auxilia na recuperação do abastecimento de água no RS
Brasil Paraná

Sanepar auxilia na recuperação do abastecimento de água no RS

13/06/2024 | 17:00 Por Redação Modificado em 13, junho, 2024 4:10

 

Desde o início de maio, a Sanepar tem intensificado esforços para auxiliar na recuperação do abastecimento de água nas áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A empresa mobilizou um grupo de 34 agentes operacionais e três engenheiros, que estão trabalhando na distribuição de água tratada, restauração das áreas atingidas, limpeza de vias e recuperação de unidades e sistemas de produção de água nas cidades da Grande Porto Alegre. A atuação das equipes deve continuar no estado até o final de junho.

A ação começou após a maior catástrofe já registrada no Sul do país, que deixou várias cidades gaúchas em situação de calamidade, incluindo Porto Alegre. Em resposta imediata, a Sanepar enviou 144 mil copos de água potável e cinco caminhões-pipa para o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e prefeituras da região metropolitana. Motoristas partiram de várias cidades do Paraná, como Curitiba e Ponta Grossa, para garantir o abastecimento de água em hospitais, abrigos, lares de idosos e outros locais.

Os engenheiros da Sanepar também contribuíram significativamente na reconstrução de diques de contenção e na restauração dos sistemas de captação, bombeamento e distribuição de água, além de instalar sistemas provisórios de bombeamento nas áreas alagadas. À medida que as águas recuavam, a Sanepar enviou cinco caminhões hidrojateadores para desobstruir galerias pluviais e realizar a limpeza de ruas e outros espaços públicos.

Carlos Alberto Setnarski, um dos agentes da Sanepar, relatou os desafios enfrentados durante a operação, como a constante chuva e a falta de infraestrutura. Além de fornecer água potável, a Sanepar instalou três reservatórios modulares com capacidade para armazenar até 70 mil litros de água cada, para apoiar a recuperação do abastecimento na região.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!