Paraná

Sanepar quer produzir combustível a partir do lodo de esgoto

19/04/2024 | 21:30 Por Eduarda Malucelli Modificado em 19, abril, 2024 7:46

A Sanepar está explorando uma nova frente de pesquisa: a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) a partir do lodo de esgoto. Essa iniciativa inovadora está sendo estudada em colaboração com as empresas britânicas Firefly Green Fuels e Green Fuels Research. Um acordo de confidencialidade foi firmado esta semana entre o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e representantes das empresas em Bristol, no Reino Unido.

Durante a visita à sede e ao centro de pesquisa e desenvolvimento das empresas, Stabile e o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, conheceram os laboratórios de produção do SAF a partir do lodo de esgoto. 

Possetti explicou que, por meio de um processo chamado liquefação hidrotérmica (HTL), o lodo de esgoto é transformado em biocrude, um material similar ao petróleo, e em biochar, que pode ter diversos usos, incluindo agrícolas. O biocrude, após refinamento, pode ser convertido em diesel, gasolina de baixo carbono e SAF.

Essa tecnologia britânica tem despertado interesse global, especialmente entre empresas ligadas à aviação, um setor que está se adaptando rapidamente à busca por alternativas de combustíveis mais sustentáveis. 

Stabile enfatizou que esses estudos representam um avanço significativo para a Sanepar na aplicação da economia circular, possibilitando o aproveitamento de recursos anteriormente considerados passivos. Essa abordagem não apenas beneficia o meio ambiente, mas também tem potencial para impactar positivamente a saúde financeira da empresa e da sociedade como um todo.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!