Servidor público é preso por suspeita de facilitar benefícios a detentos em Londrina
Paraná Policial

Servidor público é preso por suspeita de facilitar benefícios a detentos em Londrina

19/11/2024 | 15:45 Por Redação MZ

Um servidor da Vara de Execuções Penais de Londrina, no norte do Paraná, foi detido nesta segunda-feira (18) durante uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Ele é acusado de acelerar trâmites judiciais e alterar restrições de circulação para detentos monitorados por tornozeleira eletrônica. O funcionário já estava afastado do cargo desde junho, quando foi alvo de buscas.

Segundo o Ministério Público, o servidor teria ampliado as áreas de circulação de presos monitorados, permitindo que eles desrespeitassem decisões judiciais sem que as violações fossem registradas. Em troca dessas ações, ele supostamente recebia benefícios indevidos. Além dele, outras sete pessoas foram presas suspeitas de participação no esquema, enquanto duas ainda estão foragidas.

A operação também cumpriu 17 mandados de busca em Londrina, Maringá, Umuarama, Santo Antônio da Platina e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Entre os crimes investigados estão corrupção, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas, violação de sigilo e lavagem de dinheiro.

O Tribunal de Justiça do Paraná informou que o funcionário responde a um processo administrativo. Ele e outro servidor tiveram suas funções suspensas e estão proibidos de acessar órgãos ligados ao sistema penitenciário. O Deppen (Departamento de Polícia Penal do Paraná) confirmou que o investigado realizava funções administrativas e afirmou colaborar com o avanço das investigações.

Com informações: G1 Paraná| Foto: Gaeco

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!