Os corpos dos dois funcionários terceirizados da Sanepar, que estavam desaparecidos após o barco em que estavam virar na Represa do Passaúna, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, foram encontrados nesta quinta-feira (28). As vítimas, identificadas como Israel Policarpo Júnior, de 33 anos, e Paulo Henrique Chon Bezerra, de 27 anos, faziam a vigilância da represa quando o acidente ocorreu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado inicial foi feito por uma testemunha que ouviu pedidos de socorro e avistou o barco virado na água. As buscas, que contaram com o apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), incluíram mergulhos equipados e o uso de drones. A operação também utilizou, pela primeira vez, um sonar de alta tecnologia que permitiu identificar os corpos submersos a sete metros de profundidade e a dois metros de distância um do outro. “Ele faz uma leitura do fundo, com ondas sonoras, e passa para a gente uma imagem tridimensional. Já aos 15 minutos de operação ficou muito nítido os dois corpos ali no fundo”, explicou o Capitão Zirpoli.
Durante as buscas, o corpo de um terceiro homem, um pescador desaparecido desde terça-feira (26), também foi localizado. Ele foi encontrado preso a uma rede de pesca após o Corpo de Bombeiros receber informações sobre outro barco virado na mesma região. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a identificação.
A Embrasil Segurança e Serviços, empregadora dos vigilantes, lamentou profundamente as mortes e destacou que ambos tinham formação adequada e utilizavam os equipamentos exigidos para as atividades. A Sanepar, que colaborou na operação, reforçou seu apoio às famílias das vítimas e a importância da segurança nas atividades realizadas na represa.
Com informações: G1 Paraná| Foto: Corpo de Bombeiros