O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi visto deixando a Casa Branca neste sábado (30) para jogar golfe em seu clube particular na Virgínia, após uma onda de fake news espalhar rumores de que ele teria morrido.
Segundo dados do Google Trends, as buscas pelo termo “Trump” e frases como “Donald Trump morreu?” dispararam mais de 1000% nas últimas 11 horas, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, chegando ao topo dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter).
Apesar da repercussão, Trump foi acompanhado pelo pool de repórteres da Casa Branca, que registrou sua saída no comboio presidencial. O republicano trajava calça preta, camisa polo branca e boné vermelho com a inscrição MAGA (“Make America Great Again”), além de estar acompanhado dos netos Kai e Spencer.
O fim de semana coincide com o feriado do Dia do Trabalho nos EUA, e Trump manteve sua rotina de partidas de golfe. Nas redes sociais, aliados também contestaram os boatos: uma correspondente do portal conservador The Daily Caller afirmou ter entrevistado o presidente na sexta-feira (29), reforçando que as informações sobre sua morte não passam de notícias falsas.
foto: reprodução via REUTERS/Nathan Howard