Brasil Paraná Policial Política

URGENTE: Relator vota contra cassação de Sérgio Moro

01/04/2024 | 18:45 Por Eduarda Malucelli Modificado em 01, abril, 2024 6:47

O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator do processo que solicita a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil), emitiu um voto contrário à cassação, considerando a ação improcedente. Isso implica que ele considerou as acusações infundadas e recomendou a manutenção do cargo conquistado por Moro no Senado.

O segundo desembargador a se manifestar, José Rodrigo Sade, solicitou mais tempo para analisar o caso, interrompendo o julgamento. Assim, a continuação da sessão está programada para quarta-feira (10).

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que buscam a cassação do mandato de Sérgio Moro foram iniciadas às 14h desta segunda-feira (1º) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba.

Durante o primeiro dia de julgamento, ocorreram as manifestações dos advogados dos partidos que pedem a cassação, assim como a defesa do senador. Após um intervalo, o relator do caso, desembargador eleitoral Luciano Carrasco Falavinha Souza, começou a apresentar seu voto.

Além desta segunda-feira, o TRE-PR reservou também o dia 3 e 8 de abril para o julgamento dos processos. A conclusão do julgamento dependerá da velocidade dos votos da corte, podendo durar os três dias ou ser finalizado antes.

Sérgio Moro é acusado de abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022, tendo sido eleito com 1,9 milhão de votos. As ações contra ele têm conteúdo similar e serão julgadas em conjunto pela corte.

Independentemente da decisão do tribunal paranaense, ela poderá ser objeto de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Com informações: G1

Foto: Pedro Ladeira

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!