A partir desta quinta-feira (2), todos os paranaenses com mais de seis meses de idade poderão receber a vacina contra a gripe de forma gratuita. A decisão de ampliação foi anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (1º), permitindo que um público mais amplo tenha acesso à imunização.
Com a liberação, as secretarias municipais de saúde em todo o estado já estão traçando estratégias para atender a esse novo público-alvo. As doses da vacina estão disponíveis em todos os 399 municípios do Paraná, facilitando o acesso para a população.
Na capital, Curitiba, as aplicações para pessoas acima de seis meses terão início na quinta-feira (2), de acordo com a prefeitura. As doses estão disponíveis em 108 unidades de saúde, exceto na unidade da Ouvidor Pardinho, que não vacina crianças.
Até o momento, o estado do Paraná já vacinou mais de 1 milhão de pessoas, o que corresponde a pouco mais de 26% do público-alvo, que totaliza 4.574.841 pessoas. Com essa ampliação, o estado ocupa a quinta posição nacional em número de aplicações, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
As vacinas deste ano contém três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas vacinas, produzidas pelo Instituto Butantan, são trivalentes e têm sua composição ajustada anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.
Com imagem e informações: Agência Estadual de Noticias