Governo dos EUA fala em “censura” e “prisão ilegal” no Brasil
Brasil

Governo dos EUA fala em “censura” e “prisão ilegal” no Brasil

15/10/2025 | 18:03 Por Redação MZ

Nesta quarta-feira (15), o  representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, declarou que d40% do tarifaço aplicado contra o Brasil estão relacionados às “preocupações extremas com o Estado de Direito, a censura e os direitos humanos” no Brasil.

A taxa de 50% sobre itens importados do Brasil começou a valer em agosto de 2025.

Segundo Greer, 10% referem-se à tarifa recíproca “que todo mundo tem”, utilizada para “controlar o déficit comercial global”.

[…]“um juiz brasileiro tomou para si responsabilidades de ordenar que empresas dos EUA se autocensurem, dando-lhe ordens secretas para gerenciar o fluxo de informações”, disse.

A declaração de Greer foi dada durante uma coletiva de imprensa sobre as relações comerciais dos EUA com a China.

Bessent interrompeu a fala de Greer e declarou que houve “detenção ilegal de cidadãos americanos que estavam no Brasil”.

As manifestações ocorrem um dia antes da reunião entre Brasil e EUA para negociações sobre o tarifaço.

O encontro entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, será nesta quinta-feira (16), como confirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Informações: MetropólesMetrópoles