Urgente: Paraná sente efeitos do ciclone nesta quarta-feira (10) ;  Ventos de até 100 km/h
Paraná Policial Vitrine

Urgente: Paraná sente efeitos do ciclone nesta quarta-feira (10) ;  Ventos de até 100 km/h

10/12/2025 | 07:48 Por Redação MZ

O Paraná enfrenta nesta quarta-feira (10) mais um dia de instabilidade causado pelos efeitos do ciclone extratropical que atua sobre o Sul do Brasil. Mesmo em deslocamento para o oceano, o sistema ainda provoca ventos fortes, variação de nuvens e sensação de tempo mais severo em várias regiões do estado.

 

De acordo com o Inmet, as rajadas podem superar 100 km/h em alguns pontos, mantendo o alerta para quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. A chuva perde força em relação aos últimos dias, mas o vento segue como o fenômeno mais marcante desta quarta.

 

Ventos intensos e riscos associados

 

A combinação de ar frio e circulação do ciclone mantém a atmosfera turbulenta. As regiões Oeste, Campos Gerais, Centro-Sul e Litoral do Paraná estão entre as áreas com maior possibilidade de rajadas mais fortes. Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção devido ao risco de galhos caídos e objetos soltos.

 

Marinha mantém aviso de ressaca

 

No Litoral, a Marinha do Brasil segue com alerta de ressaca para áreas do Sul e Sudeste. As ondas podem atingir até 3,5 metros e o mar fica perigoso para navegação, pesca e esportes aquáticos.

 

Chuvas volumosas marcaram as últimas horas

 

Nas últimas 24 horas, o ciclone contribuiu para acumulados expressivos de chuva em partes da região Sul. Em municípios como Venâncio Aires (RS), Florianópolis (SC) e Londrina (PR), os registros superaram 100 mm, aumentando o risco de alagamentos.

 

Orientações à população

 

As autoridades recomendam que a população evite áreas de risco, mantenha distância de árvores durante rajadas fortes e fique atenta a comunicados oficiais. Em caso de emergência, é importante acionar os serviços de defesa civil.

 

Mesmo com a gradual dissipação do ciclone nos próximos dias, o Paraná ainda deve sentir seus reflexos até que o sistema perca completamente força sobre o estado.