Presidentes conversaram por telefone nesta sexta-feira (21); comércio, combate ao crime organizado e conflitos internacionais também foram tratados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta sexta-feira (21), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a ligação, os dois discutiram as tarifas impostas pelos norte-americanos sobre produtos brasileiros e concordaram com a necessidade de uma nova rodada de negociações entre os governos.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula classificou como “infundadas” as justificativas apresentadas pelos Estados Unidos para a aplicação das novas tarifas. Entre os argumentos citados estão questões relacionadas ao desmatamento, acordos preferenciais, propriedade intelectual, combate à corrupção, Pix, etanol e importações de produtos produzidos com trabalho forçado.
Tarifas sobre produtos brasileiros
Desde julho, os Estados Unidos aplicam novas tarifas sobre produtos brasileiros. Uma delas, de 12,5%, foi estabelecida com base em acusações relacionadas à entrada de mercadorias produzidas com trabalho forçado.
O Brasil também já estava sujeito a uma sobretaxa de 25%, aplicada após uma investigação norte-americana sobre práticas comerciais consideradas injustas.
Em determinados produtos, as duas tarifas podem ser acumuladas, chegando a 37,5%. Alguns produtos brasileiros, no entanto, ficaram fora da sobretaxa de 25%, entre eles carne bovina e café.
Segundo o governo brasileiro, Trump concordou com a importância de preservar as relações comerciais entre os dois países e propôs que as equipes retomem as negociações o mais rapidamente possível.
Presidentes também discutiram combate ao crime
Durante a conversa, Lula e Trump também trataram da cooperação entre Brasil e Estados Unidos no combate ao crime organizado.
O presidente brasileiro defendeu que os grupos criminosos sejam enfrentados por meio dos instrumentos já existentes, sem a necessidade de classificá-los como organizações terroristas.
De acordo com o governo brasileiro, Trump demonstrou disposição para ampliar a cooperação nessa área. Representantes de alto escalão dos dois governos deverão dar continuidade às discussões.
Ucrânia, Irã e atuação da ONU
Os presidentes também conversaram sobre os conflitos internacionais, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e a situação no Irã.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Trump concordaram sobre a necessidade de uma solução negociada para o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Lula ainda defendeu uma atuação mais efetiva do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) diante das crises internacionais e propôs a realização de uma reunião extraordinária do órgão para discutir alternativas diplomáticas.





