Temporal registrado na noite de terça-feira (29) provocou danos em diferentes regiões do município; Simepar analisa os rastros para confirmar possível tornado
Um forte temporal registrado na noite desta terça-feira (29) provocou estragos em diferentes regiões de Toledo, no Oeste do Paraná. No Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, hangares foram destruídos pela força dos ventos.
A estrada nas proximidades do aeroporto, na ligação entre Toledo e Palotina, também ficou bloqueada por entulhos levados pelo vento.
Uma equipe do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está analisando os rastros deixados pelo temporal. Existe a suspeita de que os estragos tenham sido provocados por um tornado. Caso a ocorrência seja confirmada, será o 13º tornado registrado neste ano no Paraná.
Quedas de postes e árvores
De acordo com a Prefeitura de Toledo, foram registradas quedas de postes em Novo Sobradinho, além da interrupção no fornecimento de energia elétrica nas regiões de Novo Sobradinho, Vila Nova e Novo Sarandi.
A estrada entre Vila Nova e Toledo chegou a ficar bloqueada devido à queda de uma árvore, mas já foi liberada. Em outros pontos do município, equipes registraram quedas de árvores e fios de postes arrancados.
Danos em empresas, escolas e propriedades rurais
Ainda durante a tarde, um barracão em construção no Biopark foi atingido pelo temporal e teve a cobertura destruída.
Também foram registrados destelhamentos em propriedades rurais e granjas no interior do município.
Entre os danos levantados estão dois aviários danificados em Novo Sobradinho e uma empresa parcialmente destelhada na região.
Duas escolas também tiveram danos nos telhados: Oswaldo Cruz, em Vila Nova, e Olivo Beal.
Resumo dos estragos
Até o momento, o levantamento aponta:
- Barracão em construção no Biopark destruído;
- Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho muito atingido;
- Duas escolas com danos nos telhados;
- Empresa Polisopro parcialmente destelhada, em Novo Sobradinho;
- Dois aviários danificados em Novo Sobradinho;
- Quedas de árvores e postes, principalmente nas regiões de Novo Sobradinho, Linha Flórida e Vila Nova;
- Oito residências atingidas, até o momento, conforme levantamento parcial;
- Nenhum desabrigado ou desalojado;
- Uma vítima atendida pelo Corpo de Bombeiros.
O levantamento dos danos continua sendo realizado pelas equipes responsáveis no município, enquanto o Simepar analisa as características dos estragos para verificar se a ocorrência foi provocada por um tornado.





