Rafael Marchiani Paião, de 42 anos, foi atingido pelo desabamento durante a tempestade; ele era especialista em Direito Eleitoral e Público
O advogado Rafael Marchiani Paião, de 42 anos, morreu após ser atingido pelo desabamento de parte da estrutura de uma quadra de tênis durante um temporal na tarde desta terça-feira (29), em Umuarama, no Noroeste do Paraná.
Rafael é a 11ª vítima dos fortes temporais que têm atingido o Paraná neste ano.
O Paraná é apontado como o segundo maior corredor de tornados do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Neste ano, com a intensificação do El Niño, o Estado tem registrado um grande número de ocorrências relacionadas a danos provocados por eventos climáticos extremos.
Advogado era especialista em Direito Eleitoral e Público
Rafael Marchiani Paião era um dos sócios do escritório Marchiani e Paião Advogados Associados e especialista em Direito Eleitoral e Público em Umuarama.
O advogado também coordenava juridicamente a campanha de Sérgio Frederico (PL) a deputado estadual.
O velório de Rafael foi realizado no Memorial Umuprev, em Umuarama, até as 8 horas desta quarta-feira (30). Na sequência, o corpo seguiu para Rancharia, no interior de São Paulo, cidade natal do advogado, onde será sepultado.
Outra pessoa ficou ferida
Outro homem que estava na quadra do Harmonia Clube de Campo ficou ferido e foi encaminhado para um hospital da cidade.
Os sócios do clube foram retirados do local pelo Corpo de Bombeiros sem ferimentos.
Em nota, a diretoria do Harmonia lamentou a morte do advogado e informou que o clube permanecerá fechado nesta quarta-feira (30).
Vento chegou a 102 km/h
Rafael morreu enquanto jogava tênis. Sérgio Frederico lamentou a morte do advogado e destacou seu profissionalismo.
As rajadas de vento chegaram a 102 km/h em Umuarama, de acordo com medição do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Os ventos provocaram destelhamentos e quedas de árvores na cidade.
No início da semana, a Defesa Civil do Paraná havia alertado os moradores sobre a passagem de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, com uma frente fria associada avançando pelo Paraná.





