Mundo Política Vitrine

Eleições nos EUA: Republicanos votam em primária de New Hampshire nesta terça-feira

23/01/2024 | 15:07 Por Redação MZ Modificado em 23, janeiro, 2024 3:07

As eleições primárias de New Hampshire, no nordeste dos Estados Unidos, começaram nesta terça-feira (23). O estado conta com quase 1,4 milhões de habitantes, e é visto como “moderado”. Com um rival a menos, o ex-presidente Donald Trump chega fortalecido à segunda etapa de prévias do Partido Republicano, que podem ser decisivas. No último domingo (21), o governador da Flórida Ron DeSantis desistiu da disputa e anunciou apoio a Trump.

Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora americana na ONU segue como adversária principal do ex-presidente nesta etapa. Até o momento, pesquisas de intenção de voto já indicam vitória para Trump, com vantagem de 13 pontos percentuais. As prévias acontecem em todos os estados e territórios americanos ao longo do semestre, e servem para escolher o candidato do partido à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro.

Os democratas também realizam as primárias em New Hampshire, mas o presidente Joe Biden, que tenta a reeleição, não está na cédula por causa da disputa sobre a data da votação de hoje. Alguns de seus apoiadores, no entanto, lançaram uma campanha para que as pessoas escrevam o nome de Biden na cédula ao votar.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!