Estudo aponta redução na área plantada de alimentos tradicionais no Brasil até 2031
Agronegócio Vitrine

Estudo aponta redução na área plantada de alimentos tradicionais no Brasil até 2031

07/07/2024 | 17:30 Por Vinicius Modificado em 07, julho, 2024 3:26

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou projeções preocupantes para o futuro da agricultura brasileira, indicando que culturas fundamentais como mandioca, café, arroz, laranja e feijão podem enfrentar uma significativa redução na área plantada até 2031. Segundo o documento intitulado “Saldo agropecuário brasileiro de 1989 a 2022: mudança de perfil e cenário global”, essas lavouras estão categorizadas como “potenciais importações” nos próximos anos.

De acordo com as Projeções do Agronegócio lançadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as maiores perdas são previstas para o arroz e o feijão, com estimativas de redução de aproximadamente um milhão de hectares cada. A mandioca deve perder 222 mil hectares de área plantada, seguida pelo café com menos 194 mil hectares, laranja com menos 116 mil hectares, cacau com menos 35 mil hectares, batata inglesa com menos 24 mil hectares, banana com menos 18 mil hectares, maçã com menos 2 mil hectares e mamão com menos 1 mil hectares.

O estudo ressalta que essas reduções podem ser parcialmente compensadas por ganhos de produtividade, embora alerte para as limitações dos mercados mundiais de mandioca e feijão, que são consideravelmente menores, o que pode aumentar a necessidade de importação desses itens específicos pelo Brasil.

Por outro lado, commodities agrícolas como algodão e grãos, como soja e milho de segunda safra, estão projetadas para um significativo aumento na área plantada. Esses produtos, juntamente com as carnes, são associados ao potencial de exportação e ao desenvolvimento econômico global. Frutas como manga também apresentam projeções positivas, tanto para a produção nacional quanto para a demanda internacional.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!