Excesso de poeira teria sido o grande responsável por incêndio em silo de grãos
Falecimentos Paraná Política

Excesso de poeira teria sido o grande responsável por incêndio em silo de grãos

20/03/2024 | 22:45 Por Redação

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concluiu que a explosão ocorrida no silo de secagem de grãos da cooperativa agroindustrial C. Vale, em Palotina, em 26 de julho de 2023, foi causada pelo excesso de poeira de grãos em suspensão e depositada em vários pontos da unidade. O acidente resultou na morte de dez trabalhadores e deixou outros dez feridos. Segundo o laudo divulgado pelo MTE, a poeira estava presente no ar e também acumulada no chão, paredes, máquinas e túneis subterrâneos das esteiras transportadoras de grãos. Essa poeira, associada à presença de oxigênio e a uma fonte de ignição, levou à explosão na empresa.

O Ministério expôs diversas situações que poderiam ter desencadeado o acidente, como curtos-circuitos em instalações elétricas precárias, aquecimento por fricção dos roletes das esteiras transportadoras, faíscas em motores ou outros fatores a serem identificados pela perícia técnica. Além disso, durante a investigação, foram detectadas outras irregularidades, como falta de capacitação adequada para trabalhos em espaços confinados, falta de supervisão adequada, excesso de jornada, vestimentas inadequadas, entre outras.

Os auditores-fiscais da Inspeção do Trabalho também apontaram descumprimentos de itens de gestão da cooperativa, como ineficácia dos sistemas de controle de poeira em suspensão, procedimentos insuficientes de limpeza da poeira depositada nos túneis e ausência de uma gestão adequada dos espaços confinados. No total, foram lavrados 26 autos de infração, que estão em fase de recurso por parte da empresa.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!