Dois hospitais de Maringá, no norte do Paraná, estão sendo alvos de uma nova modalidade de golpe que tem como vítimas os familiares de pacientes internados. O Hospital Santa Casa e o Hospital Universitário denunciaram à Polícia Civil (PC-PR) que golpistas estão se passando por médicos, solicitando dinheiro para a realização de supostos procedimentos médicos.
A prática criminosa envolve o pedido de transferências financeiras, sob a justificativa de que alguns tratamentos ou exames não estariam cobertos pelo plano de saúde. De acordo com a advogada da Santa Casa, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, os golpistas obtiveram informações sobre os familiares de pacientes após também enganarem a instituição, fingindo ser profissionais da área médica. “Geralmente, eles escolhem pacientes que estão na UTI, seja neonatal, infantil ou adulto. São pacientes graves e de famílias vulneráveis, que estão sensíveis e, no desespero, acabam caindo no golpe”, explicou.
Para evitar novos casos, a Santa Casa reforçou os cuidados com o repasse de informações internas. “Assim que recebemos a primeira ligação suspeita, imediatamente enviamos um alerta por e-mail para todos os colaboradores, pedindo que não compartilhem dados de pacientes e familiares”, afirmou Ana Cláudia. O Hospital Universitário, por sua vez, destacou que não solicita dinheiro a familiares e que os serviços são 100% cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O delegado Fernando Garbelini, da Delegacia de Estelionatos, orienta que as pessoas não realizem transferências financeiras em hipótese alguma. “Esse tipo de golpe não é novo, e hospitais não solicitam valores por telefone. Em caso de contato suspeito, o recomendado é ignorar a chamada e registrar um boletim de ocorrência”, alertou o delegado.
Com informações: G1 Paraná| Foto: Reprodução/RPC
Sky Scarlet I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.
Technoob I just like the helpful information you provide in your articles