Geral Paraná Policial

Grupo que realizava ‘delivery’ de animais silvestres traficados é alvo de operação policial

26/02/2024 | 20:50 Por Eduarda Malucelli Modificado em 26, fevereiro, 2024 5:42

Uma operação coordenada pela Polícia Civil desde as primeiras horas desta segunda-feira (26) visa desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de animais silvestres em todo o Brasil. Ao todo, estão sendo cumpridas 24 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão temporária e de busca e apreensão.

A operação, que conta com a participação de equipes policiais em várias cidades, como Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Matinhos, Colombo, Campina Grande do Sul, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, teve início em junho de 2023. O foco das investigações é o combate ao tráfico ilegal de animais silvestres e exóticos.

Segundo as autoridades, a organização criminosa utilizava aplicativos de mensagens para realizar as transações e contava com entregas pelos Correios e aplicativos de entrega de mercadorias. Durante as investigações, constatou-se que os suspeitos lideravam 27 grupos de aplicativos de mensagens dedicados exclusivamente ao tráfico de animais, além de participarem de outros grupos com mais de 20 mil membros em todo o país, incluindo conexões internacionais no Paraguai e Venezuela.

Para facilitar o tráfico, os criminosos anunciavam os animais em grupos específicos nas redes sociais e aplicativos de mensagens, enquanto a entrega era realizada em todo o Brasil por meio de aplicativos de transporte. O recebimento dos valores provenientes das vendas era feito por contas bancárias de terceiros, inclusive de pessoas falecidas, caracterizando uma prática de lavagem de dinheiro.

Os crimes investigados incluem tráfico de animais, falsificação de documentos públicos, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Durante a operação de hoje, diversos animais foram apreendidos, incluindo uma cobra. A ação conta com o apoio da Polícia Militar do Paraná, Polícia Científica, Instituto Água e Terra, Prefeitura de Curitiba e Criadouro Onça Pintada.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!