O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em várias regiões do Brasil, incluindo o Paraná. Este aviso, que permanecerá em vigor até as 9h desta quinta-feira (24), prevê precipitações de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em um único dia, além de ventos fortes variando entre 40 e 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo. O Inmet alerta para um baixo risco de cortes de energia, danos em plantações, quedas de galhos e alagamentos.
Além do alerta amarelo, uma nova notificação laranja foi emitida, indicando o perigo de tempestades em Maringá e em mais 365 municípios do Paraná. Este alerta laranja começará às 9h desta quinta-feira e se estenderá até às 12h de sexta-feira.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão que se formou no noroeste da Argentina está gerando um ciclone extratropical sobre o Uruguai. Este fenômeno, junto com uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil, provocará instabilidades, especialmente nas regiões noroeste, oeste e centro-sul do Paraná. O dia deve ser marcado por chuvas e tempestades, que poderão se intensificar ao longo das horas.
Amanhã , a frente fria deverá se deslocar para o Sudeste, trazendo uma estabilização do tempo na maior parte do Paraná. No entanto, nas regiões norte e nordeste do estado, o escoamento de ar quente e úmido pode gerar tempestades isoladas. Ventos moderados a fortes também são esperados entre as regiões central e leste do estado devido à pressão atmosférica sobre o oceano.