A movimentação de um comboio de viaturas pela cidade, partindo do Parque Lacustre na manhã desta quinta-feira (23), chamou a atenção dos moradores. A ação marca o lançamento da Operação Castro Mais Segura, que integra Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil na intensificação dos patrulhamentos, abordagens a suspeitos, fiscalização de trânsito e fiscalização em estabelecimentos, como bares e casas noturnas.
A Operação é uma das ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública para integrar as forças de segurança da cidade em um trabalho ostensivo de repressão à criminalidade e preventivo também. “A Guarda Municipal já está reforçando o policiamento nas últimas duas semanas, mas hoje, oficialmente, a gente dá início a esse trabalho conjunto. A Operação segue por tempo indeterminado na cidade e no interior. Uma Castro mais segura é o nosso propósito com a união das instituições que fará toda a diferença. É um momento de união pelo bem comum”, afirmou Fábio do Prado Pinheiro, secretário que assumiu a pasta.
Pela manhã, as equipes percorreram Centro e bairros da cidade. No período da tarde, uma equipe da Guarda Municipal e outra da Patrulha Rural da PM seguiram para os distritos na área rural. Fazem parte da ação pelo menos 11 viaturas e um efetivo de 21 policiais e guardas. São quatro viaturas e duas motos da Guarda Municipal com 10 guardas, uma viatura e uma dupla de policiais da Civil e quatro viaturas da Polícia Militar, incluindo as de Radioatrulha, Patrulha Rural e Rotam (Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial), com nove oficiais. O trabalho acontece durante o dia e também à noite.
Entre os focos da Operação estão a repressão a situações de perturbação de sossego e de violência doméstica, já que são os tipos mais recorrentes de denúncias recebidas pela Guarda Municipal. “Tivemos inclusive informações sobre brigas em estabelecimentos comerciais e vias públicas, por isso estamos contando com o apoio do Conselho Tutelar, de órgãos de fiscalização da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros para vistoriar esses locais”, acrescenta Pinheiro.
O vereador e também investigador da Polícia Civil, Ricardo dos Santos, faz parte da equipe que está nas ruas e acredita que a ação é um marco para a cidade. “É uma nova era da segurança pública no nosso Município porque é tolerância zero contra a criminalidade. Estamos aí para fazer um trabalho conjunto daqui para frente”, pontuou.
O comandante do 3ª Batalhão da PM de Castro comentou que a já está em execução em todo o Estado uma outra ordem de Operação, a Força Total, e que a iniciativa de unir essa ação com a do Município fortalece os vínculos e garante melhores resultados. “Quando a gente une os esforços, sai beneficiado o cidadão. A gente espera que seja a primeira ação focada de muitas que venha a executar no ano de 2025”, afirmou o tenente Bruno Araújo Oliveira.
在这里下载Telegram官网最新版,适用于所有主流操作系统。本站为你提供详细的纸飞机使用指南,包括如何下载、安装以及设置中文界面,帮助你轻松使用这一全球领先的通讯 https://www.telegrambbs.com