Os trabalhadores do Paraná já estão se preparando para o recebimento da primeira parcela do 13º salário, prevista para os próximos dias. Mas, em vez de gastar o dinheiro extra com compras, muitos planejam usá-lo de maneira mais estratégica. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio PR e o Sebrae/PR aponta que 39,4% dos trabalhadores no estado pretendem poupar ou investir o valor.
Na região de Guarapuava e Ponta Grossa, o comportamento é semelhante: 39,3% dos entrevistados querem economizar ou investir. Além disso, 21,5% devem usar o abono para viagens e turismo, enquanto 19,6% pretendem quitar dívidas. O pagamento de impostos também aparece como prioridade para 16,8% das pessoas, deixando os gastos com presentes e reformas em posições menos expressivas, com 15% e 1,9%, respectivamente.
Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, destaca que os resultados mostram um comportamento financeiro mais cauteloso. “No Paraná, o destino do 13º salário será principalmente para reserva, investimento e pagamento de dívidas, que podem ser relativas a vencimentos futuros ou contas atrasadas. Embora boa parte do valor seja destinada a compromissos financeiros, este volume extra de recursos nas mãos dos consumidores também repercute positivamente no comércio de bens, serviços e turismo, especialmente em itens como presentes e viagens”, explica.
O levantamento também revelou diferenças entre os gêneros. Enquanto 42,1% dos homens pretendem poupar ou investir, entre as mulheres esse índice é de 37,7%. Já as mulheres lideram nos planos de viajar, com 26,1%, e no pagamento de dívidas, com 23,2%. Por outro lado, os homens se destacam no uso do abono para impostos e presentes, com 23,7% e 18,4%, respectivamente. Essa mudança de comportamento financeiro indica uma maior preocupação com planejamento e oportunidades para setores como turismo e comércio local.
Com informações: D’Ponta News| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
talsh9