A população castrense não aguenta mais o verdadeiro descaso com a saúde pública do município. Recentemente, diversos moradores reclamaram sobre as longas filas enfrentadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Muitas vezes, a população necessita madrugar na fila, no frio e ao relento para conseguir uma ficha de consulta médica. Até mesmo embaixo de chuva a espera de um atendimento médico.
O assunto ganhou destaque esta semana entre os parlamentares do munícipio. Em uma UBS municipal não há cobertura e isso tem gerado uma série de transtornos aos usuários da saúde pública, que utilizam a Unidade Básica do Jardim das Araucárias. Dois vereadores solicitaram através do requerimento nº 176/2023 informações a Secretária Municipal de Saúde sobre a possibilidade de instalação de cobertura no local.
Além disso, o Poder Legislativo acalorou o debate sobre o modelo de distribuição de fichas. Para eles, é arcaico. Outras unidades do município por exemplo, a UBS da Vila Rosário, Primavera e Arapongas foram alvos de requerimentos sobre o modelo de atendimento, que segundo os vereadores, é ultrapassado.