Xi Jinping pretende invadir Taiwan e manda recado a Joe Biden
Mundo Política Vitrine

Xi Jinping pretende invadir Taiwan e manda recado a Joe Biden

21/12/2023 | 16:40 Por Redação MZ


O presidente da China, Xi Jinping, disse ao presidente do Estados Unidos, Joe Biden, que pretende reunificar Taiwan à China, segundo o canal americano NBC. O líder do Partido Comunista Chinês ainda teria desmentido previsões de militares americanos de que Taiwan seria invadida entre 2025 e 2027, afirmando que prazos ainda não foram estabelecidos para a operação.

Oficiais chineses ainda pediram que Biden fizesse uma declaração pública de apoio à reunificação pacífica de China e Taiwan, e de repúdio ao movimento de independência da ilha, antes da suposta reunião. A Casa Branca rejeitou o pedido, diz ainda a rede.

A reunião entre os líderes aconteceu no dia 15 de novembro, na Califórnia, onde eles participaram de uma reunião bilateral paralela à Cúpula de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). O teor das conversas teriam sido revelados por três oficiais do exército americano, entrevistados pela NBC.

Declarações surpreenderam oficiais dos EUA, pois era esperado que conversas entre os presidentes das superpotências ajudasse a diminuir as tensões geopolíticas entre os dois países. A senadora Lindsey Graham emitiu um comunicado, após publicação da notícia pela NBC, dizendo que situação era “muito preocupante”.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!