
Tornado mais forte, de categoria F3, devastou parte de Rio Bonito do Iguaçu – Foto: Divulgação.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, nesta segunda-feira (10), a ocorrência de três tornados que atingiram o estado na noite de sexta-feira (7). As tempestades severas foram registradas nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, todos na região centro-sul paranaense.
De acordo com o levantamento técnico, o tornado mais intenso atingiu Rio Bonito do Iguaçu, por volta das 18h, quando uma tempestade supercelular provocou destruição em diversas áreas urbanas. O fenômeno foi classificado como categoria F3 na Escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.
Em Guarapuava, o tornado foi identificado especialmente na região do distrito de Entre Rios e classificado como F2, com ventos próximos de 250 km/h. Já em Turvo, ao sul da área urbana central, outro tornado de categoria F2 foi registrado, com ventos ao redor de 200 km/h.
As análises foram realizadas com base em imagens do radar meteorológico de Cascavel, sobrevoos técnicos, vistorias em solo e vídeos e registros enviados pela população e pela imprensa local. As equipes do Simepar seguem investigando outras possíveis ocorrências relacionadas à mesma frente de tempestades.
Segundo o Simepar, as condições atmosféricas da sexta-feira criaram um ambiente propício à formação de tornados, devido ao grande aporte de calor e umidade, aliado à mudança na direção e intensificação dos ventos com a altura.
A passagem dos tornados causou destruição significativa, especialmente em Rio Bonito do Iguaçu, onde residências, comércios e prédios públicos foram devastados. O governo estadual e entidades voluntárias montaram pontos oficiais de coleta de doações para auxiliar as famílias afetadas.
“O problema é onde morar”, lamentou uma das sobreviventes do tornado em Rio Bonito do Iguaçu, que perdeu a casa durante o fenômeno.
As autoridades continuam monitorando as condições meteorológicas e reforçam o alerta para que a população mantenha atenção a novos avisos de tempestades severas nos próximos dias.
Leia mais: Populares capturam suspeito que roubou celular de adolescente no Centro de PG





