STF forma maioria para manter prisão preventiva de Jair Bolsonaro
Política Vitrine

STF forma maioria para manter prisão preventiva de Jair Bolsonaro

24/11/2025 | 14:30 Por Redação MZ

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta segunda-feira (24), para manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde sábado (22).

 

Votaram pela manutenção da prisão os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

 

Relator do caso, Moraes foi o primeiro a votar e afirmou que Bolsonaro confessou, durante a audiência de custódia, ter tentado romper a tornozeleira eletrônica — o que, segundo ele, caracteriza falta grave e descumprimento de medida cautelar.

 

A análise ocorreu em plenário virtual, e os ministros tinham até as 20h desta segunda-feira para registrar seus votos.

 

Com a maioria formada, a decisão individual de Moraes permanece válida, e Bolsonaro seguirá preso preventivamente enquanto o processo avança no Supremo.